Areia Branca/Mossoró-RN e adjacências

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Areia Branca/Mossoró-RN e adjacências

Postagem Número:#1/12  Mensagempor Ilza » 20/05/2011 - 22:33:16

Colaborando com um casal que já está na região de Areia Branca, Mossoró e adjacências; agradeceria informes qto potencial da região p pesca esportiva; e dicas possíveis. Qualquer dado é bem vindo, colegas.
Desde já, mt grata.
Seca ? Reflorestar !!
ImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 15
Mensagens: 99
Registrado em: 09/07/2010 - 17:04:10
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/12  Mensagempor Nilton Mattos » 22/05/2011 - 08:01:13

Oi Ilza. A região de Areia Branca tem manguezais enormes. Com certeza tem peixe por lá, porém tem chovido muito na região. Estive sexta em Barra do Cunhaú e a água estava tão barrenta que não tinha 10cm de visibilidade da isca. existe em Açu (70 Km de Mossoró em direção a Natal ) a barragem Armando Ribeiro e dizem que lá tem enormes tucunarés. Recentemente passou no programa "Pesca Alternativa" uma pescaria do Nakamura pescando em viveiros de camarão em Aracati (Ceará). Fica também a 70 Km de Mossoró, porém em direção à Fortaleza. O local chama-se "mirante das gamboas". Tem o site, é uma pousada com toda infra. Já vi também relatos de Tarpon em Mossoró aqui no fórum, porém mantiveram segredo do local. espero que tenha sido útil. Quaisquer dúvidas, não hesite em perguntar. Um abraço.
Avatar do usuário
Nilton Mattos
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 46
Mensagens: 510
Registrado em: 12/10/2009 - 19:01:24
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/12  Mensagempor Ilza » 22/05/2011 - 12:59:43

Colega Nilton Matos, Antes de td, mt grata, c/ gde reconhecimento ao teu esforço por informar.

Natural e anotada tua confirmação da espectativa de águas sujas no chuvoso inverno nordestino. Mas como o querido casal citado deverá residir na região por mais de ano, poderão esperar a limpeza das águas, e arriscar algo tb na orla, onde me contaram já terem perdido bom peixe meses atrás. Narraram como “puxada muito forte, sem tempo de conseguirem dar linha”. Poderia ser um Xaréu? Camurupin?:shock:

“Manguezais enormes”? : Mto bom! Deveriam ser preservados ao máximo. Ampliam esperanças e perspectivas! Vlw a dica do “Mirante”! O casal até já poderia tê-lo conhecido, visto já terem passeado de Mossoró a Fortaleza. Com reforço da dica, acabarão indo breve, brindando-nos com relatos, espero.

Legal a notícia sobre Barragem de Açú. Pode ser-lhes uma alternativa esporádica, msm sabendo que, tal como eu, eles adoram o mar. Qto o tamanho do Tucunarés de lá, vamos aguardar + informes... pq a fita métrica dos pescadores é meio “enviesada”, né? :mrgreen:. No Google, além da Barragem de Açú, avista-se umas 03 lagoas ao redor da cidade. Interessante, mas nada sabemos sobre elas.

Vamos ver se aparece + gente com mais informes sobre a pesca “ interior , de mangue e costeira da região”, infraestrutura, caractarísticas físicas , etc ! O silêncio a respeito, quebrado apenas por ti, fez pensar que eu perguntei sobre uma terra logíngua ou estéril , sobre a qual ninguém sabe . E se vc descobrir algo +, não deixe de acrescentar, ok? Vlw :!:

Então, gente! Ninguém + ]tem dicas ou nada a acrescentar sobre região de Mar, Mangue e Represas que parece tão bonita e , tvz, ainda pouco depredada?
Seca ? Reflorestar !!
ImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 15
Mensagens: 99
Registrado em: 09/07/2010 - 17:04:10
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#4/12  Mensagempor Marcão » 23/05/2011 - 11:57:38

Ôi, Ilza, você tem razão pela perplexidade em receber tão poucas respostas à sua consulta, mas a maior parte dos frequentadores do site que conheço não estão familiarizados com aquela região. Eu mesmo sou doido para conhecer mas ainda não deu. Para a maioria de nós é mesmo uma terra longínqua sob a qual ninguém sabe nada de pescaria... eheheh...
Quanto ao peixe que deu uma puxada muito forte, acredito que tenha sido um xaréu, se fosse tarpon teria saltado, mas é chute...
Vamos ficar de olho nesse casal amigo para deles receber notícias da região, serão eles nossos intrutores...
Grande abraço e boas pescarias...
Imagem
Avatar do usuário
Marcão
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Recordista (1)
 
Tópicos: 239
Mensagens: 1384
Imagens: 8
Registrado em: 05/01/2006 - 12:52:34
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 14 vezes

Postagem Número:#5/12  Mensagempor Nilton Mattos » 23/05/2011 - 12:05:10

Ilza em 22/05/2011 - 12:59:43 escreveu:Colega Nilton Matos, Antes de td, mt grata, c/ gde reconhecimento ao teu esforço por informar.

Natural e anotada tua confirmação da espectativa de águas sujas no chuvoso inverno nordestino. Mas como o querido casal citado deverá residir na região por mais de ano, poderão esperar a limpeza das águas, e arriscar algo tb na orla, onde me contaram já terem perdido bom peixe meses atrás. Narraram como “puxada muito forte, sem tempo de conseguirem dar linha”. Poderia ser um Xaréu? Camurupin?:shock:

“Manguezais enormes”? : Mto bom! Deveriam ser preservados ao máximo. Ampliam esperanças e perspectivas! Vlw a dica do “Mirante”! O casal até já poderia tê-lo conhecido, visto já terem passeado de Mossoró a Fortaleza. Com reforço da dica, acabarão indo breve, brindando-nos com relatos, espero.

Legal a notícia sobre Barragem de Açú. Pode ser-lhes uma alternativa esporádica, msm sabendo que, tal como eu, eles adoram o mar. Qto o tamanho do Tucunarés de lá, vamos aguardar + informes... pq a fita métrica dos pescadores é meio “enviesada”, né? :mrgreen:. No Google, além da Barragem de Açú, avista-se umas 03 lagoas ao redor da cidade. Interessante, mas nada sabemos sobre elas.

Vamos ver se aparece + gente com mais informes sobre a pesca “ interior , de mangue e costeira da região”, infraestrutura, caractarísticas físicas , etc ! O silêncio a respeito, quebrado apenas por ti, fez pensar que eu perguntei sobre uma terra logíngua ou estéril , sobre a qual ninguém sabe . E se vc descobrir algo +, não deixe de acrescentar, ok? Vlw :!:

Então, gente! Ninguém + ]tem dicas ou nada a acrescentar sobre região de Mar, Mangue e Represas que parece tão bonita e , tvz, ainda pouco depredada?

Oi Ilza. Achei que o casal fosse ficar pouco tempo, mas como vão ficar por aqui 1 ano, acho que eles não podem deixar de conhecer Diogo Lopes e Galinhos. O primeiro local é bem virgem sem estrutura de hospedagem. Já em Galinhos, existem algumas pousadas. Galinhos só se chega de barco ou carro 4x4. Se tu deres uma busca no google vai encontrar um "guia" pescador em Galinhos. Com certeza é nativão e nem deve conhecer absolutamente nada de pesca com articiciais. Como disse o Marcão, eles locais são pouco explorados e temos pouca informação a respeito. Já conversamos algumas vezes sobre irmos lá e aventurar, mas sempre aparece algum imprevisto, isto é, preguiça ( da minha parte ). Vamos trocando idéias. Um abraço.
Avatar do usuário
Nilton Mattos
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 46
Mensagens: 510
Registrado em: 12/10/2009 - 19:01:24
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#6/12  Mensagempor Ilza » 23/05/2011 - 21:25:25

Marcão, entendo mas ainda estranho a ausência de notícias da região. Tvz os de lá pesquem tanto, que não possam perder tempo na net...hehehe. E os colegas de Natal e imediações, com fartura da pesca próxima, não julguem valer a pena se aventurar noutras paragens.

O casal de conhecidos que está por lá, embora goste de pescar, está a trabalho ( por isso ficarão + de ano). Têm pca experiência pescativa e nem é o objetivo principal de seus passeios. Mas vamos torcer p que nos tragam boas novas. Uma trombada com Xaréu ( tb imaginei que poderia ser um... ou algum peixe de fundo) já deram... hehe. Vlw pela força!

Nilton Matos, O casal em foco até que é bem disposto para passeios longínguos de fds. Passarei dicas e, dificilmente deixarão de conhecer tais paradas, acho. Mas bem que empresas e órgãos ligados ao turismo nas cidades e/ou Estado do RN podiam dar uma divulgadinha na região.

Bem que o Pescane, via Chrony, como um dos maiores e mais efetivos embaixadores do Ne ( vide mapa de acessos do site Mundo a fora...) podia tentar uma verba governamental [estadual e tb dos municípios envolvidos] para investigar e divulgar as potencialidades pesqueiras da região. Tds sairiam ganhando... Com o tempo, vamos ver se surgem + informes. Mais 01 vez, vlw!
Seca ? Reflorestar !!
ImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 15
Mensagens: 99
Registrado em: 09/07/2010 - 17:04:10
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#7/12  Mensagempor Alexandre Cardoso » 24/05/2011 - 11:38:48

Amiga Ilza

O Marcão tem razão, não conhecemos nada daqui, e temos culpa nisso, às vezes temos até vontade de conhecer lugares mais longes, mas não temos muita disposição principamente de ir sozinho, ou pelo menos eu e Marcão, devido a falta de interesse de outros pescadores locais em querer em acompanhar, até por questão de segurança, caso algo aconteça, tipo carro quebrado dentre outras coisas. Fora fatores financeiros, etc...

Quanto a verba governamental, até já tentamos, mas chegamos a conclusão que nunca haverá interesse político para estas questões relacionadas a pesca esportiva, então esqueçamos.

No mais, infelizmente neste caso não poderei te ajudar, mas em breve esperamos deixar de ser acomodados e resolvamos ir mais atrás de novos pesqueiros, pois pescar só no Cunhaú acaba enchendo o saco.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#8/12  Mensagempor Ilza » 24/05/2011 - 18:50:12

Não surpreende.
Torço pra que, quanto antes, vcs reúnam coragem, desbravem a região e levantem seus peixes. Se eu morasse aí, msm com todas minhas limitações (de todo tipo), pediria p tomar parte disso, c certeza! rs.
Seca ? Reflorestar !!
ImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 15
Mensagens: 99
Registrado em: 09/07/2010 - 17:04:10
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#9/12  Mensagempor Gustavo Adelino » 24/05/2011 - 20:52:03

Galera, a costa do RN, CE e MA, quando afastada das capitais, é praticamente desconhecida dos pescadores esportivos. Digo isso porque viajei praticamente pela beira mar percorrendo quase todo esse litoral, de modo que posso resumir o seguinte:

- grandes extensões de praias praticamente desabitadas, intercaladas entre pequnas cidades litorâneas

- muitas formações de arenito na beira da praia em diante (prováveis ótimos pesqueiros)

- vi alguns pescadores artesanais com enormes tarpons pescados com iscas vivas bem próximos das praias e pouquíssimos amadores, estes quase sempre atuando próximos às cidades do litoral.

- quase nehuma estrutura que favoreça a permanência dos pescadores na beira mar, pois de um lado é o mar e de outro, dunas.

Enfim, acredito que o litoral norte do RN seja um potencial pesqueiro de pesca de praia ainda quase totalmente desconhecido dos pescadores
Imagem
Avatar do usuário
Gustavo Adelino
Guia de Pesca
Guia de Pesca
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 98
Mensagens: 1013
Registrado em: 25/02/2010 - 18:15:09
Cidade/Estado: Campina Grande/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 25 vezes

Postagem Número:#10/12  Mensagempor Ilza » 27/05/2011 - 23:40:46

Alexandre, compreensíveis parte das preocupações e desânimos da maioria dos colegas... Mas já pensou? Num feriado, comboio de 02 carros ou + (importante para o caso de um deles quebrar)... Acampar dia num ponto; dia noutro da região, xecando seus peixes, etc ?

Gustavo Adelino, grata pelos informes, que ampliam a noção das dificuldades na mesma proporção que a atratividade da região para possíveis aventuras.

Torço p/ que surjam mais dados.
Seca ? Reflorestar !!
ImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 15
Mensagens: 99
Registrado em: 09/07/2010 - 17:04:10
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#11/12  Mensagempor Nilton Mattos » 06/02/2012 - 11:39:20

Renascendo o tópico, afinal já foi uma gestação inteira de 9 meses...
E aí pessoal... Nenhuma novidade?
E aí Ilza?
Notícias do casal?
Abraços a todos...
Avatar do usuário
Nilton Mattos
Cavala
Cavala
 
Tópicos: 46
Mensagens: 510
Registrado em: 12/10/2009 - 19:01:24
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#12/12  Mensagempor Ilza » 14/02/2012 - 17:18:08

Olá, Nilton.
Novos problemas impediram minha sonhada expedição pelo Ne, onde, cf citado, tenho hoje uns parentes e já outros amigos... Além dos peixinhos que, às vezes, me vêm em sonho... rs.

Fiquei muito triste com isto. Mas é a vida.
Agradeço a lembrança.
Abç a tds.
Seca ? Reflorestar !!
ImagemImagem
Avatar do usuário
Ilza
Camurim
Camurim
 
Tópicos: 15
Mensagens: 99
Registrado em: 09/07/2010 - 17:04:10
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot