Pesca predatória na barragem Santa Cruz no Apodi-RN

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#31/44  Mensagempor Gugao » 09/02/2008 - 19:54:01

Com certeza Ferreiro, anzóis e garatéias são armas, mas não são tão mortais quanto o arpão.

AlexiDantas, os pescadores de rede infelizmente fazem aquilo pq necessitam daquele peixe para sobreviver. Mas que mesmo assim acho que já deveria estar sendo feito uma conscientização com eles, das espécies que estão em extinção ou não. Lá na praia ao qual veraneio por exemplo, todo arrastão saia camarão, hoje em dia, sai mais algum? Nenhum. Se quiserem camarão tem que ir pescar em alto mar.
Quanto ao caso da defesa, quis citar uma defesa física, não uma defesa psicológica. Com certeza que a nossa inteligência é a nossa maior aliada para nossa defesa. Mas infelizmente a inteligência é burra. Já dizia Raul Seixas, somos tão burro que só usamos 15% da nossa inteligência animal.

Não sei se vc viu um dia desses uma pesquisa com macacos, que mostrava que os macacos tinham mais capacidade de memorização do que o ser humano. Aí está mais uma prova de outra teoria que eu tenho, a de que os animais ditos irracionais tmb tem inteligência.

Se eles não tivessem inteligência, cachorro não sentava, não deitava, não rolava, gato não atendia pelo nome, bois e vacas não entendia que na hora que se toca o berrante era a hora de comer e assim por diante.

Costumo dizer que os animais não são irracionais e sim que apenas não conseguimos entender a inteligência deles.

Mas vou parar por aqui, pq senão não paro de escrever. Como já foi dito aqui por Chrony numa determinada situação, que eu só escrevo textos bíblicos. :D
Em busca do peixão perfeito.
"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Tópicos: 31
Imagens: 1
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#32/44  Mensagempor Alexandre Cardoso » 09/02/2008 - 20:06:44

Como diz o Chrony, tb. sairei do debate.
Só retificando para não parecer generalização, me refiro neste tópico ao caçador submarino e não ao mergulhador , cabe agora a carapuça servir a quem quiser.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#33/44  Mensagempor Mario Tulio » 09/02/2008 - 22:10:26

Bom, não adianta discutirmos por causa dos que procedem errado, segundo nossos conceitos. é o que faltava nos indispormos por conta dos fdp que usam redes, caçam de mergulho, etc. Pescadores profissionais, por definição, trabalham ao contrário do nosso esporte, não é sequer motivo de discussão, é norma. Caçadores de mergulho, também não, sejam profissionais, ou esportivos, a sua base é a caça, inerente ao ser humano, direcionada a um fim ou outro, o resultado é o mesmo.
A nós, pescadores esportivos, cabe a tenta :evil: tiva de devolver ao meio ambiente o que tiramos dele através do nosso esporte, não importando a taxa de sobrevivencia, porque nós tentamos fazer o menor dano possível. O resto é frescura, filigrana, babaquice, e tempo importante de pesca perdido!
Mario Tulio
Meca
Meca

Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#34/44  Mensagempor Ferreiro_AL » 10/02/2008 - 22:59:11

Alexandre Cardoso em 09/02/2008 - 17:20:12 escreveu:Não devemos entrar nessa onda de: "um amigo me contou, então tenho que acreditar", procuremos saber as informações com profissionais competentes e biólogos realmente sérios e que não são formados "nas Coxas" (leia-se: analfabetos de diploma formados em qualquer universidadezinha de m****), estudos já foram feitos e foi comprovado sua eficiência, o Tuba que faz esse procedimento, não o faz apenas por ter achado que daria certo, ele consultou profissionais capacitados para saber como deveria fazer, para minimizar ou mesmo eliminar completamente a mortandade dos peixes liberados, quem quiser saber, perguntem à ele que ele explica tudinho.

Abs

Cara, só agora eu atentei para esse seu post. Garanto que esse meu colega biólogo sério, mesmo que o que ele diga desagrade você. Até é o melhor surfcaster aqui de Maceió. Seria possível vc retornar ao debate e colocar os textos dos "profissionais competentes" e "biólogos sérios" (conceito que me deixa curioso...) que embasam os procedimentos de soltura de peixes de profundidade. Seria possível contatar o Tuba tbm? Seria de grande valia os esclarecimentos dele nesse assunto.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL

Postagem Número:#35/44  Mensagempor Chrony Joseph » 10/02/2008 - 23:40:43

Pessoal, assunto encerrado! :evil: Voçês levam tudo pro pessoal e estragam o debate!

Repito: não vai adiantar! Pode vir o prêmio Nobel da Biologia, Paz, Tuba, Tiba, Teba, Peba, Pimba, etc., não vai mudar minha opinião, e de muitos, sobre o tema, seja ela favorável ou contraditória. É a mesma coisa de discutir com um viado (gay) porque ele dá o boga e você não dá o seu, e virce-versa, não leva a lugar nenhum. Sinceramente acho um saco quando as coisas tendem para esse lado. :evil:

Quem está na defensiva sempre consegue um argumento para se defender... é a vida! As pessoas são assim. Agora levar pro pessoar, ficar dando farpadas, ironias, etc., isso não engrandece em nada, pelo contrário...

Quem gostar de matar peixe, mate... Se na sua sabedoria foi uma morte justa, deite sua cabeça no travesseiro e durma tranquilo! Fique nervoso se não matar...

Quem gostar de soltar, solte... Se na sua sabedoria o peixe vai sobreviver, deite sua cabeça no travesseiro e durma tranquilo! Fique nervoso se não soltar...

E "PONTO" final. 8)
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#36/44  Mensagempor Tarpon » 11/02/2008 - 09:50:58

Nossa vocação é essa!
Destruir tudo, desde nossas preciosas florestas e seus mananciais hídricos e consequentemente todos os espécimes que deles dependem incluindo a flora.
Vamos que vamos!
Tarpon
Cavala
Cavala
Destaque (1)

Tópicos: 70
Cidade/Estado: São Luís/MA

Postagem Número:#37/44  Mensagempor Gugao » 12/02/2008 - 01:12:00

E arpão neles.

O fim do mundo está próximo.
Em busca do peixão perfeito.
"Jamais haverá ano novo, se continuar a copiar os erros dos anos velhos."
Luis de Camões
Gugao
Camurupim
Camurupim

Imagens: 1

Postagem Número:#38/44  Mensagempor HenriqueJr » 03/05/2008 - 11:54:54

Pessoal, acho uma tremenda injustiça ou falta de conhecimento para este preconceito contra a caça submarina.
Para começar, conseguir arpoar um peixe não é tão fácil como muita gente pensa, é só reparar a quantidade de mergulhadores na água e quantos deles conseguem pegar alguma coisa!
Covardia pra mim é atirar em Mero, ai sim é covardia! Este peixe é tão dócil que muitos chegam a deixar que agente passe a mão nele! Com a Garoupa acontece o mesmo.
So para voces terem idéia, veja quantos pescadores de praia ja conseguiram pescar um Xareú ou Camurim e compare com algum mergulhador pra ver quem leva vantagem!
Em alguns lugares(em aguas mais profundas) a abundancia de peixes é muito grande mas da mesma forma que favorece um caçador submarino favorece tb um pescador de linha!
Pessoal, não pensem que os peixes ficam esperando o mergulhador se aproximar pra atirar não! É um verdeiro jogo de gato e rato onde nem sempre o gato leva vantagem(na verdade na maioria das vezes o rato foge!).
Lógico que como muitos disseram aqui, tem gente que não tem ética alguma, atira em qualquer coisa que passe em sua frente mas isso tb ocorre com pescadores que pegam peixes de todos os tamanhos!
Quem critica o mergulho sem fundamento deveria comprar uma mascara e uma nadadeira e cair na agua pra ver realmente como as coisas são, a certeza que eu tenho é que vão se apaixonar pelo esporte, pegando ou não alguma coisa!
HenriqueJr
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 5
Cidade/Estado: Parnamirim/RN

Postagem Número:#39/44  Mensagempor Chrony Joseph » 03/05/2008 - 18:45:17

HenriqueJr, a grande diferença é que peixe arpoado = peixe morto e peixe fisgado não. Percebeu?
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#40/44  Mensagempor Tarpon » 05/05/2008 - 10:54:15

Posso até não generalizar e também não considerar os arpoeiros (prá mim não são pescadores esportivos) uma praga. Mas não acredito que um deles diante de um exemplar magnífico e produtivo possa deixar de acionar o dedo. Mesmo porque são muito competitivos. Depois de disparado cara a cara o arpão, o peixe já era. Aí é só colocar no Youtube e fazer a propaganda.
Tarpon
Cavala
Cavala
Destaque (1)

Tópicos: 70
Cidade/Estado: São Luís/MA

Postagem Número:#41/44  Mensagempor HenriqueJr » 05/05/2008 - 11:37:14

Tarpon, da mesma forma que vc encontra no Youtube centenas de vídeos de pescadores e barcos abarrotados de peixes! Sem falar que o numero de pescadores é muito maior que o numero de mergulhadores!
HenriqueJr
Ubarana
Ubarana

Tópicos: 5
Cidade/Estado: Parnamirim/RN

Postagem Número:#42/44  Mensagempor MaxVeras » 05/05/2008 - 11:45:45

Pessoal, como também sou caçador sub, acho interessante postar meu ponto de vista sobre o assunto.
Existe um diferencial entre, Pescador/Caçador esportivo e aqueles profissionais predatórios, que praticamente, capturam qualquer coisa que se mova.
A caça sub, até onde eu sei, é proibida em águas interiores. Lugar de caçador sub é em alto-mar, onde realmente ele pode mostrar toda sua habilidade a 20m de profundidade e não 2m.
A caça-sub, feita de forma profissional e ética, é bem menos agressiva ao meio ambiente do que a pesca com redes, pois trata-se de uma pesca seletiva, onde apenas os bons exemplares são abatidos, num processo seletivo. Ao contrário das redes, que não escolhem, simplesmente pegam tudo que estiver no seu caminho e a muitas vezes agridem o habitat das espécies.
Conversa vai, conversa vem, e conclui-se que todos os problemas do Brasil advem da falta de educação. A "ignorança" impera nessas regiões, não existe fiscalização, é um verdadeiro salve-se quem puder. A maior parte desses pescadores estão preocupados em só pensam no dia de hoje, e fazem de tudo para poder conseguir seu sustento diário, e esquecem que o dia de amanhã pode ser negro.
Já conheci muitos caçadores sub, já mergulhei com muitos deles, e sempre que deixo um Mero ir embora, sou chamado de louco e burro.

Abraços
MaxVeras
Xaréu
Xaréu

Tópicos: 35
Cidade/Estado: João Pessoa/PB

Postagem Número:#43/44  Mensagempor Chrony Joseph » 05/05/2008 - 12:18:53

HenriqueJr em 05/05/2008 - 11:37:14 escreveu:Tarpon, da mesma forma que vc encontra no Youtube centenas de vídeos de pescadores e barcos abarrotados de peixes! Sem falar que o numero de pescadores é muito maior que o numero de mergulhadores!

Da mesma forma que não podemos generalizar os mergulhadores também não podemos generalizar os pescadores.
Aqui somos, ou pelo menos tentamos, pescadores esportivos. Muito dificilmente encontrará uma situação de barco abarrotado de peixe - salvo rarissima exceção.
Vale lembrar que encontra-se no Youtube também pesca com bomba, arrastão, etc.

Este tópico tem a visão do seguinte prisma: Pescadores esportivos indignados com a pesca predatória realizada por mergulhadores em uma barragem (águas internas). E não de pescadores profissionais.
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Postagem Número:#44/44  Mensagempor Ferreiro_AL » 05/05/2008 - 13:01:55

MaxVeras em 05/05/2008 - 11:45:45 escreveu:Pessoal, como também sou caçador sub, acho interessante postar meu ponto de vista sobre o assunto.
Existe um diferencial entre, Pescador/Caçador esportivo e aqueles profissionais predatórios, que praticamente, capturam qualquer coisa que se mova.
A caça sub, até onde eu sei, é proibida em águas interiores. Lugar de caçador sub é em alto-mar, onde realmente ele pode mostrar toda sua habilidade a 20m de profundidade e não 2m.
A caça-sub, feita de forma profissional e ética, é bem menos agressiva ao meio ambiente do que a pesca com redes, pois trata-se de uma pesca seletiva, onde apenas os bons exemplares são abatidos, num processo seletivo. Ao contrário das redes, que não escolhem, simplesmente pegam tudo que estiver no seu caminho e a muitas vezes agridem o habitat das espécies.
Conversa vai, conversa vem, e conclui-se que todos os problemas do Brasil advem da falta de educação. A "ignorança" impera nessas regiões, não existe fiscalização, é um verdadeiro salve-se quem puder. A maior parte desses pescadores estão preocupados em só pensam no dia de hoje, e fazem de tudo para poder conseguir seu sustento diário, e esquecem que o dia de amanhã pode ser negro.
Já conheci muitos caçadores sub, já mergulhei com muitos deles, e sempre que deixo um Mero ir embora, sou chamado de louco e burro.

Abraços

Exatamente isso cara. Isso que vc descreveu é a pesca esportiva, a briga mano a mano com o peixe. Mas tbm teus zezinhos que só buscam a facilidade, como no caso dos peixes de toca. Todas as modalidades com seus prós e contras.
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)

Tópicos: 225
Imagens: 7
Cidade/Estado: Maceió/AL