AlexiDantas, os pescadores de rede infelizmente fazem aquilo pq necessitam daquele peixe para sobreviver. Mas que mesmo assim acho que já deveria estar sendo feito uma conscientização com eles, das espécies que estão em extinção ou não. Lá na praia ao qual veraneio por exemplo, todo arrastão saia camarão, hoje em dia, sai mais algum? Nenhum. Se quiserem camarão tem que ir pescar em alto mar.
Quanto ao caso da defesa, quis citar uma defesa física, não uma defesa psicológica. Com certeza que a nossa inteligência é a nossa maior aliada para nossa defesa. Mas infelizmente a inteligência é burra. Já dizia Raul Seixas, somos tão burro que só usamos 15% da nossa inteligência animal.
Não sei se vc viu um dia desses uma pesquisa com macacos, que mostrava que os macacos tinham mais capacidade de memorização do que o ser humano. Aí está mais uma prova de outra teoria que eu tenho, a de que os animais ditos irracionais tmb tem inteligência.
Se eles não tivessem inteligência, cachorro não sentava, não deitava, não rolava, gato não atendia pelo nome, bois e vacas não entendia que na hora que se toca o berrante era a hora de comer e assim por diante.
Costumo dizer que os animais não são irracionais e sim que apenas não conseguimos entender a inteligência deles.
Mas vou parar por aqui, pq senão não paro de escrever. Como já foi dito aqui por Chrony numa determinada situação, que eu só escrevo textos bíblicos.