Vejam que esportividade!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#16/37  Mensagempor Rafael Nóbrega » 14/11/2008 - 14:31:17

E o cara ainda diz que "só" fez isso pq tava com linha "fina" (0,40mm)... :evil:
Imagem
Rafael Nóbrega
Dourado
Dourado
Medalhas: 2
Recordista (1) Gincana (1)

Tópicos: 63
Imagens: 14
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#17/37  Mensagempor Paulo Pescador » 14/11/2008 - 16:23:14

Repito e Digo que dentro ou fora da água como dizem os que praticam pesca submarina. Isso deixa de ser um esporte! :? é meramente uma pescaria submarina. Ou melhor dizendo ... uma atrocidade submarina. :shock: Esporte nenhum você mata seu oponente! :? ...repudio arpões! :evil:
Imagem
O Site de Pesca Esportiva Potiguar.
Cadastre-se e concorra a brindes!
Paulo Pescador
Albacora
Albacora
Medalhas: 4
Recordista (2) Gincana (2)

Tópicos: 102
Imagens: 2
Cidade/Estado: Parnamirim/RN
Curtiram: 1 vez

Postagem Número:#18/37  Mensagempor Lalas » 14/11/2008 - 23:51:21

Como o Paulo Pescador, e grande "restaurador" de iscas ..rs .. eu tb repudio os arpões, mas não vejo a lógica de tanta comoção por esse video...

Alguem poderia me explicar qual a diferença entre usar um arpão ou um bicheiro para embarcar um peixe que será abatido?

tem um outro post de um pessoal fazendo controle populacional de peixes no rio atirando com arco e flecha, eu acho isso muito mais agressivo e desrespeitoso pois o animal sacrificado não será consumido.

Eu solto 100% dos peixes que pego, mas nunca cobrei de ninguem soltar um peixe e ja limpei milhoes de peixes para amigos.

Abraços a todos
Lalas
Galo
Galo

Tópicos: 2
Cidade/Estado: Santos/SP

Postagem Número:#19/37  Mensagempor Saulo Nazion » 16/11/2008 - 23:16:51

''Pesque e solte pra mim significa: Dos males, o menor.'' Por favor, o que isso? :?

O pesque e solte hoje é responsável por uma economia 100% voltada a esportividade, além de gerar uma consciência de preservação. Do mais culto do pescador ao mais ignorante são beneficiados com esta grande pratica criada e idealizada pela PESCARIA esportiva.

Um dos maiores exemplo disso no Brasil é o Lago de Serra da Mesa. Onde os antigos pescadores nativos se tornaram guias / piloteiros de pesca, isso simplesmente acarretou um aumento significativo no estoque de peixes daquela barragem como também no padrão de vida daqueles antigos pescadores. Ou seja, tudo melhorou graças à preservação!

E vou além, um único peixe ali fisgado, já foi responsável por muita alegria de diversos pescadores diferentes. Como isso acontece? Através da simples atitude de soltar seu pescado.

Isso acontece na caça submarina? Existe algum local no mundo que sobrevida e se mantenha sustentável com tal pratica? Ou seus praticantes são nômades? Acabam com os estoques naturais de peixes e de lá já procuram outro local.

Qual peixe sobrevive ao furo de um anzol? 90% ou mais?

Qual peixe sobrevive após arpoado? 0%?

Antes de falar do pesque e solte pratique-o que verá a diferença... Mas, isso só será possível pescando, caçando jamais...
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Tópicos: 155

Postagem Número:#20/37  Mensagempor Rafael Monteiro » 16/11/2008 - 23:29:17

Belas palavras Dr. Saulo! A satisfação de soltar o peixe é indescritível. Ainda bem que em BV, não temos esses problema de mergulhadores, que além de "selecionar" os peixes com melhor genética, os maiores, ainda "queimam" os pesqueiros.
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#21/37  Mensagempor Mario Tulio » 17/11/2008 - 00:01:53

Já dizia Lee Wulf, o pai da idéia, "um peixe é muito valioso para ser pescado apenas uma vez".
Mario Tulio
Meca
Meca

Tópicos: 31
Cidade/Estado: Jaboatão dos Guararapes/PE

Postagem Número:#22/37  Mensagempor Saulo Nazion » 17/11/2008 - 07:56:40

Rafael Monteiro em 16/11/2008 - 23:29:17 escreveu:Belas palavras Dr. Saulo! A satisfação de soltar o peixe é indescritível. Ainda bem que em BV, não temos esses problema de mergulhadores, que além de "selecionar" os peixes com melhor genética, os maiores, ainda "queimam" os pesqueiros.

Sem duvidas Rafa BV, e ai temos os fiscalizadores (TUBAS) :twisted: Mergulhador em BV só no bucho deles :lol:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#23/37  Mensagempor Dog » 17/11/2008 - 10:26:49

Saulo,

Talvez você tenha ficado chateado com o que eu escrevi pelo fato de ter lido rápido, ou por eu ter escrito rápido e não ter escolhido as palavras certas.

Imagine que você é um peixe, pois bem, para o peixe, o pesque e solte, é, dos males, o menor.

Imagine que você é sequestrado. Os caras te põe no carro, dão uma voltinha, e depois de 5 minutos voce é solto. Foi um susto, foi um trauma, mas você está vivo. Tá aí o significado de : "Dos males o menor".

O mal, no pesque e solte, não é feito à quantidade da espécie, e sim ao espécime em si. O que eu não aguento é ver pessoas pescando e soltando e se gabando disso, como se estivesse fazendo um favor ao peixe. Quer fazer um real favor ao peixe? Deixa ele quieto lá!

Eu me condeno no que escrevi no tópico anterior, sou pescador também, mas o vício de pescar é mais forte que minha consciência. Se todos os pescadores ficarem com dó dos peixes, acaba toda uma economia, um comércio em volta da pesca.

Continuarei praticando os dois "males". Se eu não quiser comer o peixe que pesquei, dos males o menor. Se eu quiser comê-lo, então ele morre, logo, dos males o maior.

Espero ter sido mais especifico.

Abraço!
Pescaria: A melhor terapia!
Dog
Pampo
Pampo

Tópicos: 26

Postagem Número:#24/37  Mensagempor Saulo Nazion » 17/11/2008 - 10:49:23

Prezado Danilo,

Os peixes são pegos diariamente com redes ou outros artefatos. Só apartir do pesque e solte veio para mudar isso. Mudando o modo de vida de pescadores.

Traduzindo: O pescador que matava o peixe, hoje é piloteiro/guia de pesca e solta o pescado. O trauma vai existir, mas o peixe continuará vivo. O que nao acontecia anteriormente.

A matematica é uma só:
100 peixes soltos = 100 peixes na natureza.
100 peixes mortos = 100 peixes a menos na natureza.

O pesque e solte além de preservar, cria uma oportunidade unica aos pescadores nativos. Que é ganhar dinheiro como já dito com um unico peixe, e preservando-o sempre. E garanto ao amigo, que antigo pescador predatorio e hoje guia de pesca esportiva, ganha muito mais dinheiro e envolve toda uma economia de pesca.

Pescador predatorio: Usa linha de mao, anzol ou redes, e vende seu pescado barato, muitas vezes até salgado para nao estragar, perdendo assim quase por completo seu valor comercial.

Pescador esportivo: Usa materiais caros e de marca, roupas voltadas para a pesca, barcos, viaja em aviões, e traz dinheiro a região aonde econtra-se o peixe.

Ou seja, o pescador esportivo traz uma nova historia a antiga comunidade de pesca local. Além de preservar o meio ambiente e o peixe.

Desculpe-me qq palavra forte tb :wink:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#25/37  Mensagempor Dog » 17/11/2008 - 11:53:23

Concordo contigo, Saulo!

Sob essa ótica, pessoas geram riqueza e preservam a natureza. É a solução inteligente para um problema!

O que você falou "O trauma vai existir, mas o peixe continuará vivo. O que não acontecia anteriormente. " está dentro do que eu quis discutir, se é correto impor esse trauma ao peixe. Se reparar, eu entro em parafuso, pois penso que sou "sádico" ao ter prazer em impor aflição a um ser vivo, mesmo que eu o solte em perfeito estado depois.

Por exemplo, pesco numa mureta ou na praia, não preciso de guias e não fico em hotel, pesco em "casa". Ninguém depende economicamente do peixe que eu pesco. Minha realidade é diferente da dos pescadores que vão pescar no Pantanal, Amazônia, alto mar, robalos no mangue etc e gastam muito dinheiro com essa atividade, logo eu não tinha esse ponto de vista que você apresentou. Sou um pescador mais ou menos "pobre" :) . Se eu fosse abonado, estaria com certeza com os guias aqui da região para pescar um robalo, mas o valor da saída está além das minhas possibilidades. Entre eu pescar e soltar, ou ficar em casa, para o peixe, é melhor que eu fique em casa, pois o meu pesque e solte não vai gerar nada de positivo para um povo, ou para um cardume. Meu pesque e solte vai apenas deixar um peixe vivo, e com possível trauma. Mas minha vontade de estar pescando supera a consciência de que eu estou incomodando o peixe. Talvez eu precise me consultar com um profissional de saúde mental pra resolver esse conflito :)
Dog
Pampo
Pampo

Postagem Número:#26/37  Mensagempor Guilherme SM » 17/11/2008 - 16:30:56

Acho que o que os dois (Saulo e Danilo) falaram é válido só que acho que não estão usando os mesmos parâmetros. O pesque-solte é sim uma atividade que melhora a qualidade de vida do pescador e mantem o peixe na natureza e tal, mas acho que o que o DOG falou é em relação ao peixe e somente o peixe. Realmente o trauma vai existir tanto pescando e soltando quanto pescando e matando, a diferença é que soltando o peixe contiuará vivo pra quem sabe sofrer o trauma outra vez ou ser comido por outro peixe... :roll:
Resumindo, Saulo tem razão quando diz que o pesque-solte valoriza a esportividade da pesca, melhora a condição de vida dos pescadores e mantem o peixe em seu habitah, o que é ótimo para nós, mas para o peixe não deixa de ser um trauma e, com certeza, ele prefere que a gente não pesque... :wink:
Guilherme SM
Camurupim
Camurupim
Medalhas: 5
Recordista (2) Gincana (3)

Postagem Número:#27/37  Mensagempor Dog » 17/11/2008 - 16:41:36

Exato Guilherme!
Dog
Pampo
Pampo

Postagem Número:#28/37  Mensagempor Saulo Nazion » 17/11/2008 - 18:05:25

Galera, estamos em forum de pesca, aonde todos são pescadores, ou seja, pescamos :wink: Trauma por trauma, então vamos dividir os peixes, ''tirando os predadores de perto dos outros peixes'' evitando assim qq stress dos peixinhos, ou até mesmo barcos passando na agua. E façcam silecio para nao acorda-los tb...
O assunto era a questão do arpão na pesca, o qual discordo em todos os sentidos :mrgreen:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

Postagem Número:#29/37  Mensagempor Chrony Joseph » 17/11/2008 - 18:38:05

Ah se toda discussão fosse neste nível :roll: :mrgreen:
Parabéns Dog e Saulo Nazion :!: :wink:
Chrony Joseph
Administrador
Administrador

Tópicos: 3157
Imagens: 498
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#30/37  Mensagempor Saulo Nazion » 18/11/2008 - 08:01:54

:oops: Valeu Dr. Chrony, o Dog é meu chapa! Só gosta de comer uns peixinhos mas tudo bem :lol:
Imagem
Saulo Nazion
Agulhão Bandeira
Agulhão Bandeira

AnteriorPróximo

Voltar para Bate-papo