Saulo,
Talvez você tenha ficado chateado com o que eu escrevi pelo fato de ter lido rápido, ou por eu ter escrito rápido e não ter escolhido as palavras certas.
Imagine que você é um peixe, pois bem, para o peixe, o pesque e solte, é, dos males, o menor.
Imagine que você é sequestrado. Os caras te põe no carro, dão uma voltinha, e depois de 5 minutos voce é solto. Foi um susto, foi um trauma, mas você está vivo. Tá aí o significado de : "Dos males o menor".
O mal, no pesque e solte, não é feito à quantidade da espécie, e sim ao espécime em si. O que eu não aguento é ver pessoas pescando e soltando e se gabando disso, como se estivesse fazendo um favor ao peixe. Quer fazer um real favor ao peixe? Deixa ele quieto lá!
Eu me condeno no que escrevi no tópico anterior, sou pescador também, mas o vício de pescar é mais forte que minha consciência. Se todos os pescadores ficarem com dó dos peixes, acaba toda uma economia, um comércio em volta da pesca.
Continuarei praticando os dois "males". Se eu não quiser comer o peixe que pesquei, dos males o menor. Se eu quiser comê-lo, então ele morre, logo, dos males o maior.
Espero ter sido mais especifico.
Abraço!