Amigos, resgatei este peixe de um côvo abandonado (armadilha para camarao) ha algum tempo. Era bem menor, e pensei que era tucunaré, mas pela segunda vez fui engado. Alguem sabe dizer que peixe é este?
Amigos, meu irmão encontrou essa beleza em uma antiga piscina plástica que ele usa como berçário para os peixes do aquário. Ele soltou um casal de carpas há muito nesta piscina com a finalidade de inibir as larvas de mosquito, o tempo foi passando e a água ficou verdinha (sem visibilidade alguma) e eventualmente jogava comida para alimentar os alevinos, esquecendo das carpas. Mas ontem para sua surpresa o ‘’laguinho’’ de alvenaria deu uns problemas de vazamento e os peixes foram tirados imediatamente do local e transferidos para a piscina plástica, que por sua vez teve os peixes retirados. Foi nessa hora que ele encontrou a Carpa já em tamanho descomunal e belíssima, provisoriamente esta no aquário e em breve irá para o lago que esta sendo reformado e consertado.
Ela esta com as nadadeiras muito danificadas, devido a alta acidez da água na piscina, mas acredito que no aquário ela irá se recuperar rapidamente. Espero que o mesmo fique inteiro até lá! rs
Ps: Ele encontrou apenas uma, a outra sumiu...
Carpa no aquário:
O peixe é belissimo, por isso é tão admirado no Japão e passa de geração a geração
Bem pessoal, vou postar aqui o resultado de um projeto de ter um aquário para predadores dentro de casa.
Esta empreitada começou em uma pescaria que fizemos no açude do CEGO - PB, em julho do ano de 2010, quando vi o aquário do amigo Edsonet com seu tucunaré, que fez ressurgir a vontade da infância de criar peixes em aquário!
Acho que todos já passaram por essa faze na infância de ter aquário e criar peixes, só que descobri que o modo como se criava antigamente mudou muito com relação aos dias de hoje. Tudo que eu pensava que fosse certo antigamente, hoje já não é mais!
Deste modo tive que reaprender a criar peixe em aquário, sendo um novo aprendizado e até uma terapia!
O resultado de tudo isso vocês vão ver nestas imagens, que não ficaram La estas coisas (como cameraman sou um bom pescador), mas que dá para ter uma noção de como ficou meu aquário!
Meu objetivo e ter uns 02 apaiarí (Óscar), que já estão no aquário e uns 03 tucunaré, que quero pegar uns paquinhas na natureza para colocar no aquário.
O aquário ficou com 400L, 150x45, 5x60cm, usei Filtro canister Atman 1200L/h, com elementos filtrante de cerâmica e Purigem, Bomba submersa de 500L/h para circular a água, termostato, cascalho de fundo de rio, tento manter o Ph <7, 0.
Gostaria até de propor aos moderadores um espaço “Peixes em nossa casa”, para discursões sobre o tema, assim como existe no Forum Caterva por exemplo!
MarcusMadeira, acredito que em breve terá de rever a filtragem (canister), pois com 1500l/h filtro um aquário de 200l e acho insuficiente. Já vi aquários de 400l utilizarem 3 canisters Eheim Classic 2217 (1.000 l/h), mas é só uma opinião...
Maravilha de aquario Marcus, mas acho pequeno para 5 peixes desse porte, sendo 2 apaiarís e 3 tucunas. E quando trouxer os tucunas, não coloque diretamente no aquario, pois como eles vem fisgados e provavelmente stressados (frageis), os apaiaris podem mata-los, pois também são peixes territorialistas. Digo isso pq já trouxe alguns tucunarés para um amigo aqui de jampa e o Oscar dele matou os tucunarés.
Parabens pelo aquario...
Boa Saulo, não tinha atentado para os peixes... Este aquário suportaria, no máximo, a peixes do porte citado. A recomendação é 200l para cada ciclídeo de grande porte.
Parabens pelo aquario... Mas eu concordo com o pessoal! A filtragem esta pouca! Coloca mais um canister desse! Em relacao ao tamanho do aquario tb acho pequeno para os peixes... Com certeza vai dar confusao os tucunas com os apaiaris! O bom seria coloca-los (os 5) bem pequenos! Mas depois de grande a briga vai ser feia!
Abraço
Adicionado depois de 11 minutos:
Outa dica importante... Conheço bem o comportamento dos apaiaris... Essas plantas nao ficarão em pé! Eles destroem tudo!