
O Pesqueiro Santa Cecilia, fica em S.Jose dos Pinhais-RM de Curitiba, a uns 12 kilometros de minha casa, então, quando não vou á Represa Capivari, acabo aparecendo por lá diáriamente, pescando só no período da manhã, pois no local, existem várias cavas de areia desativadas, sem árvores nas margens, porisso, fica difícil aguentar o sol de verão, mesmo que se use guarda-sol como proteção.
Tem uma variedade de peixes tais como: lambarís, carás, carpas, bagres, cascudos e as preferidas... tilápias e o interessente é que o proprietário do local, não as introduziu, elas provavelmente existem, trazidas por pássaros aquáticos, que se deslocam de vários locais, onde existem as tais cavas e como eles se alimentam nas mesmas, trouxeram ovas da tilápias em suas pernas.
O que interessa realmente é que lá tem umas dez cavas e em todas tem tilápia e muitas por sinal, então, mais uma vêz, precisamos conhecer os macetes e detalhes para pescá-las, ou seja:
1) Lá, as cavas tem muito capim nas margens, em algumas eles avançam para dentro das mesmas, então, alem de servir para camuflar nossa presença, já que as tilápias são extremamente ariscas, é preciso pescar com várias longas, acima de 5, 00metros;
2) Assim sendo, retiramos a ponteira fina das mesmas, e adaptamos uma forma de prendermos as linhas, deixando as varas com ação rápida, pois as tilápias quando fisgadas, tem a tendência de querer entrar nos capins, então devemos arrastá-las por sobre eles, se não, já era.
3) Outro detalahe interessante, que apesar delas se alimentarem dos capins e plantas aquáticas, se usarmos os capins picuio, papuã ou erva doce, é tempo perdido, elas não atacam estas iscas.
4)A isca que dá resultado é o milho verde em grão e é claro, que a ceva é do mesmo, porem, deve ser mantida diáriamente.
5) Dificilmente se fisgam tilápias miúdas, normalmente passam de 500 gramas e chegam até 4, 00kg, bem como, em algumas pescarias, não entra nenhuma, em outras duas ou treis unidades e raramente acima de cinco, mais vale a pena.
Quem sabe com este artigo, esteja dando a dica para nosso companheiro Deivy, que citou o mesmo problema no local onde pesca.
Então companheiros, na pesca da tilápia sempre existe detalhes que fazem a diferença, concordam?