Duas mordidas fatais. No tórax e na coxa. Segundo a certidão de óbito, o estudante Geovane Thiago Barbosa de Freitas, de 15 anos, faleceu após sofrer choque hemorrágico devido as feridas. O garoto teria recebido as mordidas do tubarão ainda em vida, caracterizando o 53o ataque em Pernambuco, desde 1992. O laudo do Instituto de Medicina Legal (IML) divulgando a causa da morte só sairá na tarde de hoje. O adolescente morreu ao tentar salvar duas amigas que estavam se afogando na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, por volta das 14h, da segunda-feira. O Corpo de Bombeiros realizou buscas na área, mas o corpo só foi encontrado às 2h de ontem, a 300 metros da igrejinha de Piedade. O enterro da vítima aconteceu à tarde, no Cemitério do Barro, no Recife.
Na segunda-feira, Geovane saiu com a namorada e um grupo de amigos para a praia. Segundo a amiga da família Isolda Arantes, 36, o jovem teria dito às irmãs que iria para o shopping, pois a mãe não deixava ele ir à praia, nem entrar no mar sem a presença dos pais. A mãe do garoto, Maria Auxiliadora da Silva, estava em João Pessoa, na Paraíba, a trabalho. “Ele não gostava de entrar na água, pois tinha medo e não sabia nadar”, disse. O garoto só entrou no mar, junto com um amigo, para resgatar a namorada e uma colega que estavam se afogando. Todos conseguiram retornar para a areia, mas Geovane foi levado por uma onda e atacado pelo tubarão.
A assessoria de Imprensa do Corpo de Bombeiros informou que uma equipe realizou buscas das 14h30 às 17h. O pai da vítima Geraldo Barbosa de Freitas, 43, e a irmã Joseane de Freitas, 17, foram à praia, no mesmo dia, tentar localizar o rapaz. O corpo foi encontrado na areia por banhistas com marcas características da mordida de tubarão nas pernas, costas e nádegas e levado para o IML. “Isto que está acontecendo é um pesadelo. Minha cabeça está rodando”, desabafou o pai.
O corpo foi velado na Assembleia de Deus, em Jardim São Paulo, pois o jovem tinha se convetido recentemente. O enterro aconteceu no Cemitério do Barro, no bairro onde o jovem morava. O clima foi de muita tristeza. Sobre as duas jovens, o que se sabe apenas é que a namorada do rapaz, conhecida como Gabi, foi levada para um hospital e liberada na manhã de ontem. Geovane cursava a 5ª série e manhã, ajudava ao pai na venda de cocos.
Laudo
Incialmente, os bombeiros e coordenador do Comitê Estadual de Monitoramento de Acidentes com Tubarões (Cemit), Fábio Hazin, acreditaram na hipótese de que a vítima morreu por afogamento e depois foi mordida por um tubarão. Hazin explicou que em cerca de 10% dos casos de afogamento no mar, os corpos apresentam mordidas de tubarão. “Nós vamos receber o laudo do IML e as fotos do acidente para estudar o caso. Se for confirmado oficialmente, nada mudará. Continuaremos com as ações de educação, pesquisa e monitoramento, além de intensificar a vigilância e fiscalização do comitê”.
[url=http://www.folhape.com.br/folhape/materia.asp?data_edicao=09/09/2009&mat=161305]Morte é a 53ª registrada em PE[/url]
[url=http://www.folhape.com.br/folhape/materia.asp?data_edicao=09/09/2009&mat=161306]Placas são desrespeitadas[/url]