Peixe exótico pode ser produzido com autorização do IBAMA

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Peixe exótico pode ser produzido com autorização do IBAMA

Postagem Número:#1/3  Mensagempor Chrony Joseph » 11/10/2011 - 18:31:57

Peixe exótico e muito apreciado na prática da pesca esportiva, ele pode ser produzido em cativeiro com autorização do Ibama

Fonte: Globo Rural

Voraz, agressivo e combatente são as características que colocam o black bass (Micropterus salmoides) entre os peixes mais apreciados da pesca esportiva em água doce. Além da resistência na fisgada, a espécie também chama a atenção dos pescadores pelos saltos que dá na superfície da água. A carne saborosa é outra qualidade do black bass notada por quem o experimenta em diferentes receitas culinárias.

Salmonídeo exótico, o black bass é originário de lagos e pequenos rios da região sudeste dos Estados Unidos e está presente em diversos países do mundo. Aqui, vive a variedade largemouth bass, nome que foi dado ao peixe por conta do tamanho grande de sua boca.

Apesar de não ter dentes, possui uma espécie de lixa na boca que permite agarrar as presas com força. A baixa variação genética encontrada nos exemplares brasileiros raramente permite que eles engordem mais de três quilos, bem abaixo dos dez quilos que chegam a ser registrados entre a diversidade de variedades e híbridos de “bass” existente em rios e lagos americanos.

Apesar de o mercado brasileiro de black bass movimentar pouco em comparação ao americano, a indústria da pesca esportiva do estado de São Paulo vem crescendo e tem gerado R$ 500 milhões. De outro lado, a quantidade e o tamanho médio do peixe vêm diminuindo em lagos e represas, estimulando a produção da espécie em cativeiro.

O potencial do comércio do black bass tem sido explorado por hotéis-fazenda, com a criação de ambientes aquáticos particulares para atrair pescadores. Esses estabelecimentos também vendem iscas e equipamentos, sem que o interessado tenha a obrigação de se hospedar no local.

Vendedores de black bass aproveitam a demanda para obter lucros, mas sabem que precisam se dedicar à criação para manter a oferta. As técnicas de produção do peixe podem ser dominadas, mas os fatores climáticos e a adequação alimentar são pontos críticos no manejo da espécie.

Embora rústico, o black bass é um peixe de escamas de água doce que se desenvolve bem em regiões de clima ameno, com temperatura entre 15 oC e 26 oC. Para a reprodução, no entanto, prefere ambiente mais frio, oscilando entre 18 oC e 20 oC.

Carnívoro, o black bass exige um período de adaptação para se acostumar a comer rações industrializadas.Ainda é importante lembrar que a criação do black bass em cativeiro é possível somente mediante uma licença, de acordo com a Portaria nº 145/98. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é o órgão responsável pela autorização da atividade.


MÃOS À OBRA

>>> INÍCIO A avaliação do custo de produção e da margem de lucro é importante para iniciar a atividade, cujo maior peso financeiro está na alimentação, que deve ser de alta qualidade, representando de 70% a 80% entre todos os gastos. Conversar com produtores experientes ajuda com orientações e dicas que possam facilitar o manejo. Adquira o milheiro em locais com referência. Alevinos não condicionados a comer ração podem sair mais baratos, porém, exigirão mais trabalho para se desenvolver, principalmente para quem tem pouca experiência. A permissão para criar black bass tem de ser solicitada no Ibama.

>>> AMBIENTE O hábitat do black bass é água parada e de boa qualidade, com pH entre 7 e 7,5. Regiões de clima ameno como nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e do sul do Brasil favorecem a criação do peixe. Embora suporte até 32ºC, a faixa ideal para o desenvolvimento da espécie é de 15ºC a 16ºC. Áreas sombreadas e viveiros com dois a três metros de profundidade oferecem um ambiente confortável para a criação.

>>> ALIMENTAÇÃO Por ser um peixe carnívoro, é preciso condicioná-lo a se alimentar com ração industrializada que seja palatável e úmida, fornecida com frequência e regularmente. Quando os alevinos atingirem 3,5 centímetros, inicie a alimentação com ração comercial de boa qualidade para carnívoros com um milímetro, junto com artêmia, carne de peixe ou coração de boi bem moído. Retire gradualmente o alimento fresco da refeição e, após 20 a 30 dias, ao chegarem a cinco gramas de peso, os black bass provavelmente já estarão treinados para comer ração comercial de dois milímetros.

>>> REPRODUÇÃO O black bass atinge a maturidade sexual com 1 ano de idade, mas recomenda-se iniciar a reprodução quando os peixes atingirem 2 anos ou pesarem 1,5 quilo. Mantenha os reprodutores na proporção de uma fêmea para três machos em tanques com densidade intensiva de dez metros quadrados por casal e profundidade de 50 a 80 centímetros. Época de clima ameno e com temperatura perto de 18 oC é ideal para a fase de reprodução.

>>> DESOVA Cada fêmea realiza, em média, três desovas, que geram individualmente cerca de 4.000 larvas. Utilize um tanque com água limpa para facilitar a visualização e coleta das larvas, que são protegidas pelos machos. Com dois centímetros de comprimento, remova as larvas para um viveiro adubado há três dias com zooplâncton, que servirá de alimento até elas chegarem a 3,5 centímetros antes de 20 dias. Em seguida, inicia o período de condicionamento alimentar.


*FERNANDO STOPATO DA FONSECA E NILTON EDUARDO TORRES ROJAS são pesquisadores do Centro Avançado de Pesquisa Tecnológica do Pescado Continental, Instituto de Pesca, São José do Rio Preto (SP), tel. (17) 3232-1777 e (11) 3871-7549, fstopato@pesca.sp.gov.br e niltonrojas@pesca.sp.gov.br
ONDE ADQUIRIR: Sítio Paulista, Rod. SP-127, km 22, 5, Piracicaba (SP), tel. (19) 3413-0119 e 9727-1677, contato@pisciculturapaulista.com.br, http://pisciculturapaulista.com.br
MAIS INFORMAÇÕES: Instituto de Pesca do Estado de São Paulo, Av. Francisco Matarazzo, 455, São Paulo (SP), tel. (11) 3871-7502 e 3871-7542
Avatar do usuário
Chrony Joseph
Administrador
Administrador
 
Tópicos: 3157
Mensagens: 7948
Imagens: 498
Registrado em: 04/01/2006 - 23:09:41
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 68 vezes
Curtiram: 13 vezes

Postagem Número:#2/3  Mensagempor Ferreiro_AL » 29/10/2011 - 08:55:03

Lá vem merda capitão...
Quebra aê, quebra aê, olha ASA aê!
O ASA chegou, o ASA bombou!
Avatar do usuário
Ferreiro_AL
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (3) Gincana (4)
 
Tópicos: 225
Mensagens: 3355
Imagens: 7
Registrado em: 10/04/2006 - 20:57:11
Cidade/Estado: Maceió/AL
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#3/3  Mensagempor Alexandre Cardoso » 30/10/2011 - 09:37:00

Em conversa com uns amigos pescadores de SP que recentemente estiveram aqui em Natal, é um peixe frágil suscetível a doenças, em várias represas do sudeste já estão desaparecendo ou não estão de desenvolvendo como deveria, creio que para piscicultura até dê certo, mas a preocupação de ser introduzido em nossas represas acidentalmente ou não, não vingará.
Minha opinião é que mesmo que fosse introduzido em todas regiões, inclusive no nordeste, apesar dos "especialistas" afirmarem que não sobreviveriam em regiões mais quentes como aqui, o que me foi desmentido por um amigo pescador de bass de SP e que veio pescar comigo certa vez na lagoa de Extremoz e que falou que na lagoa ele poderia sobreviver sim, o maior problema de sua sobrevivência em nossas águas estaria comprometido é mesmo com a intensa pesca predatória que ocorre em todos os cursos d'água de nosso país e com sua reprodução, pois como informa o artigo acima, ele prefere águas mais frias para reprodução.
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Avatar do usuário
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)
 
Tópicos: 246
Mensagens: 4077
Imagens: 20
Registrado em: 07/01/2006 - 19:24:33
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes


Voltar para Bate-papo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

Origem dos Visitantes
Pare com capturadores de e-mail para SPAM, Junte-se ao Project Honey Pot 
cron