Madeira balsa - Onde encontrar?

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Madeira balsa - Onde encontrar?

Postagem Número:#1/13  Mensagempor Marcelo Medeiros » 03/12/2010 - 20:37:20

Olá, colegas, de vez em quando faço umas iscas de madeira para uso pessoal. Vi alguns trabalhos com madeira balsa, parece bastante maleável, isto é, fácil de cortar. Procurei em algumas madeireiras de Natal/RN, mas não achei em nenhuma.
Alguém já encontrou essa madeira para vender aqui ou em Recife?
Depois coloco minha "produção pessoal".
Obrigado
Não vejo, não ouço, não falo...
Marcelo Medeiros
Camurim
Camurim

Tópicos: 17
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#2/13  Mensagempor Deivy » 03/12/2010 - 21:45:33

amigo normalmente você encontra ela em locais onde vendem material de artesanato. acho que seria mais pratico mesmo compra pela net. uma outra opção de madeira bem maleavel que eu utilizo é o pinho ele é bem simples de trabalha e bem leve por sinal.
Deivy
Dourado
Dourado
Medalhas: 1
Gincana (1)

Tópicos: 21
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE

Postagem Número:#3/13  Mensagempor Marcelo Medeiros » 03/12/2010 - 21:57:35

Já uso pinho, caxeta, mas queria algo maleável igual a balsa. Em loja de aeromodelismo tem, mas querem enfiar a faca no camarada, aí não dá. kkk
Marcelo Medeiros
Camurim
Camurim

Postagem Número:#4/13  Mensagempor RodrigoC » 03/12/2010 - 22:49:18

Marcelo e Daivy, aqui no RJ, tem um amigo que faz as dele de cabo de vassoura, cabo de cabide, todas no estilo jumping minow e o trabalho fica parecido com uma mistura de twit bait, zara... (lembra uma tunão da borboleta).

Ele molda com faca, mas ja usei uma lixadeira (dps coloco o modelo) para dar a forma, ele faz um rasgo central de ponta a ponta, coloca o arame inteiro fazendo o pitões para colocar as garatéias, preenche com chumbo derretido ou soca o chumbo com uma chave de fenda, e faz o remate com durepox ou um epox qualquer...
eles pinta ela toda de branco pois no modo de ver dele não há necessidade de cor... e o danado pega de tudo, robalo, enchova, ob, cavala...

vou tentar achar um tutorial que ele me enviou para postar aqui... essa foto ilustra o resultado final

Imagem

Imagem

esse é meu amigo Kensuke e o seu "pau branco" apelido da isca kkkk

já fiz dessas de tamanhos variados, de 8 cm até 21 cm... vai de acordo com a pescaria irá fazer...

eu ja perdi todas que fiz e agora estou sem, pq dá trabalho... acho que aí para os xaréus ela vai render bons exemplares...

em minha opinião a balsa é muito molenga e dura pouco, e se engatar uma encrenca um pouco maior correr o risco de perder o peixe...

abração
RodrigoC
Galo
Galo

Tópicos: 7
Cidade/Estado: Niterói/RJ

Postagem Número:#5/13  Mensagempor Marcelo Medeiros » 04/12/2010 - 07:18:54

RodrigoC,

tenho visto opinião de outros "fabricantes" que a balsa é molenga mesmo, contudo aumenta a produção e dá para fazer maiores detalhes estilo entalhamento. Porém, eu não estou procurando fazer em produção e nem vou entalhar muita coisa, pois penso como seu amigo Kensuke, o peixe não deve tá muito preocupado com cores, principalmente se estiver cuidando do território e com fome. kkk
O método de confecção de iscas em madeira é esse que você colocou, diga-se de passagem, muito bem descrito. Vou adaptando ele às minhas necessidades.
Como exemplo, segue fotos de minha pequena produção, mas matadora. kkk

Observem que tem até isca de biscuit, kkk.

A primeira da esquerda foi minha primeira e é matadeira de traíra no sertão. A ordem de produção é da esquerda para direita. Tende-se a melhorar com a prática. kkk
Imagem

Novos modelos que estou terminando.
Imagem

Se qualquer um tiver disposição, um pouco de material e criatividade consegue fazer, o peixe não é muito exigente. Você pode fazer com o peso da isca que desejar, com o material disponível, da cor que mais gostar, e pegar um peixe com uma isca que você mesmo fez, não tem preço! Limpa tanto a mente quanto estar pescando, pode não ser tão bom quanto pescar, mas compensa nos dias de maré morta.

Grande abraço
Marcelo Medeiros
Camurim
Camurim

Postagem Número:#6/13  Mensagempor Beto » 04/12/2010 - 09:16:22

Marcelo beleza de trabalho. Parabéns!
Imagem
Beto
Marlin Branco
Marlin Branco
Medalhas: 7
Recordista (2) Gincana (5)

Tópicos: 230
Imagens: 10
Cidade/Estado: Recife/PE
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 20 vezes

Postagem Número:#7/13  Mensagempor MS-Anderson » 04/12/2010 - 18:10:10

Parabens marcelo belas iscas... 8) 8) 8)
Fazei com que eu pesque um peixe bem grande, mas bem grande mesmo... para que eu não precise mentir sobre seu tamanho depois...
MS-Anderson
Cavala Wahoo
Cavala Wahoo

Tópicos: 15
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#8/13  Mensagempor Deivy » 05/12/2010 - 15:27:22

RodrigoC, companheiro já conheço esse tipo de trablho por sinal já utiliso ele faz um tempinho quem pesca cmg sabe que a maioria das minhas iscas eu memso fasso.
Marcelo Medeiros, lindo trabalho companheiro ta com uma boa equipe. também fasso minhas iscas e por sinal peguei mais peixes com as iscas que fiz.
Deivy
Dourado
Dourado
Medalhas: 1
Gincana (1)

Tópicos: 21
Cidade/Estado: Jaboatão Dos Guararapes/PE

Postagem Número:#9/13  Mensagempor Saulo Sa » 06/12/2010 - 14:33:10

Bom dia Marcelo, sou de Salgueiro-PE, costumo fazer iscas para uso pessoal e a madeira melhor que encontrei para fabricação é a de "imburana de cambão", muito abundante na região e facil de trabalhar, ja que a mesma não solta farpas e tem boa flutuabilidade. Obs: Não corte a mesma verde, procure a arvore ja morta na natureza, pois verde será perde de tempo e agressão ao meio pois demora muito tempo para secagem. Se Vc tiver contato com Flauberto, Ramos ou Beto (Camaragibe), posso enviar para eles e Vc coleta.
Saulo Sa
Bagre
Bagre

Tópicos: 2
Cidade/Estado: Salgueiro/PE

Postagem Número:#10/13  Mensagempor Marcelo Medeiros » 08/12/2010 - 20:15:37

Valeu galera, obrigado a todos pela força.

Saulo Sa, irei para PE e CE este fim de ano, com certeza irei procurar por essa imburana de cambão. Acho que vou encontrá-la. Obrigado pela dica.
Marcelo Medeiros
Camurim
Camurim

Postagem Número:#11/13  Mensagempor RodrigoC » 09/12/2010 - 10:32:29

Show de bola Marcelo! ficou muito bom mesmo seu trabalho, e você comentou uma coisa muito importante... fazer essas iscas é uma ótima distração para mente assim como pescar!

Em janeiro vou para Natal-RN, e vi que mora lá, se estiver com dificuldade de achar a madeira balsa eu posso levar pata você... é só me avisar!

abração!
RodrigoC
Galo
Galo

Postagem Número:#12/13  Mensagempor Marcelo Medeiros » 09/12/2010 - 12:32:55

Beleza, Rodrigo, quem sabe dar certo para pescarmos por aqui.

Valeu.
Marcelo Medeiros
Camurim
Camurim

Postagem Número:#13/13  Mensagempor RodrigoC » 10/12/2010 - 16:45:38

boa Marcelo, vamos marcar sim... mais para frente eu abro um tópico para marcarmos uma pescaria... para pegar dicas e tudo mais !

mas não se preocupe, se precisar me avisa que eu levo para você !

chego ai dia 02 e volto dia 14 de janeiro.

nos primeiros dias vou conhecer as praias do sul... e dps as do norte, e os equipos não sairão do carro... hahahahah o bom é que minha esposa e meu filho se amarram em pescar... me dei bem ! haiuaiuhiuahhaa

abração
RodrigoC
Galo
Galo

Voltar para Bate-papo