Vejam que esportividade!

Onde pescar, curiosidades, notícias, eventos, links, fotos, informações, etc. - Tudo relacionado a pesca!

Moderador: Moderadores

Postagem Número:#31/37  Mensagempor Alexandre Cardoso » 20/11/2008 - 13:06:33

Saulo Nazion em 17/11/2008 - 10:49:23 escreveu:Prezado Danilo,

Os peixes são pegos diariamente com redes ou outros artefatos. Só apartir do pesque e solte veio para mudar isso. Mudando o modo de vida de pescadores.

Traduzindo: O pescador que matava o peixe, hoje é piloteiro/guia de pesca e solta o pescado. O trauma vai existir, mas o peixe continuará vivo. O que nao acontecia anteriormente.

A matematica é uma só:
100 peixes soltos = 100 peixes na natureza.
100 peixes mortos = 100 peixes a menos na natureza.

O pesque e solte além de preservar, cria uma oportunidade unica aos pescadores nativos. Que é ganhar dinheiro como já dito com um unico peixe, e preservando-o sempre. E garanto ao amigo, que antigo pescador predatorio e hoje guia de pesca esportiva, ganha muito mais dinheiro e envolve toda uma economia de pesca.

Pescador predatorio: Usa linha de mao, anzol ou redes, e vende seu pescado barato, muitas vezes até salgado para nao estragar, perdendo assim quase por completo seu valor comercial.

Pescador esportivo: Usa materiais caros e de marca, roupas voltadas para a pesca, barcos, viaja em aviões, e traz dinheiro a região aonde econtra-se o peixe.

Ou seja, o pescador esportivo traz uma nova historia a antiga comunidade de pesca local. Além de preservar o meio ambiente e o peixe.

Desculpe-me qq palavra forte tb :wink:

Só complementando amigão
Nos peixes o trauma é temporário, pois está provado cientificamente que a memória dos peixes são curtas, hehehehe!
Imagem
Limpeza e lubrificação de Molinete ou Carretilha: R$ 30, 00
Alexandre Cardoso
Consultor
Consultor
Medalhas: 1
Destaque (1)

Tópicos: 246
Imagens: 20
Cidade/Estado: Natal/RN
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 11 vezes

Postagem Número:#32/37  Mensagempor HeiderR » 21/07/2010 - 02:05:09

Concordo com os pontos de vistas dados e acredito que sejam formas diferentes de análise e que se completam e não se contrapõem. Na verdade creio que o significado de pesca esportiva é bem amplo. Para uns, parte do reconhecimento de que a natureza está agredida e a capacidade de manutenção dos recursos pesqueiros está prejudicada, portanto deve-se soltar, até pra estimular a criação de uma mentalidade social positiva no que se refere a preservação. Para outros, os peixes sentem dor, são seres vivos como os humanos e têm o mesmo direito de viver, portanto não devem ser mortos. Já alguns acham que sua pesca de linha não vai prejudicar a imensa natureza e que o dever de adotar uma postura ecológica rígida cabe àqueles utilizadores dos métodos responsáveis pelo maior contingente de recursos pescados e portanto esportividade não seria propriamente soltar e sim somente usar um equipamento leve capaz de sentir emoções maiores e dar chance de fuga ao peixe. Já para outros, pesca esportiva se define somente em pescar respeitando período de reprodução e abater em períodos e tamanho adequados, peixes suficientes para uma refeição, sem causar matança de exemplares. Ou seja, todas essas formas de pensar refletem pescadores esportivos?/uma mais do que outra?
Existe ainda a "definição jurídica", em que pesca esportiva implica em soltar todos os exemplares, (acredito que isso já foi discutido em outro tópico), essa é a verdadeira e a definição absoluta?
ou seja existe uma gama de possibilidades de definição do termo e isso varia de acordo com o método utilizado para a avaliação da definição que corresponde à vivência de cada pessoa e de seu "entendimento de mundo".

Acredito como muitos que pesca esportiva não é um termo com definição absoluta e portanto com restrições, mas sim algo que ao mesmo tempo que se materializa numa prática que envolve capacidades, força, habilidades, inteligência, parte da consciência de alguém que enxerga além de si e se preocupa com a natureza, essa preocupação aliada à prática é que eu creio ser o -ponto chave-, pois não existe esporte sem atitude esportiva e não existe atitude esportiva sem respeito. Mas será que é possível matar um peixe respeitando a natureza como um todo e respeitando a própria existência do ser? É até aparentemente contraditório respeitar a existência de algo, interrompendo esta existência. Eu particularmente acredito que seja possível (resguardadas as circunstâncias e desde que seja feito com o mínimo de dor e sem excessos) e respeito quem discorda, pois não creio em verdades absolutas (ponto de vista é a vista de um ponto).
Se matar um peixe caracteriza que o pescador não é esportivo de acordo com a definição de particulares ou de grupos, é perfeitamente aceitável, pois sabemos que existem várias formas de análise (salientando que concordo com o pesque e solte e o acho uma viável ferramenta de conscientização). Só discordo, por exemplo, quando alguém “julga” como certo ou errado, pois aí independe da definição do termo aceita pelo grupo e pode invadir a definição aceita por outro grupo ( pescadores-sub, classe pela qual inclusive prezo e admiro) ou até, como diz um amigo meu, “passar pro pessoal”. E julgando assim, dar cabimento a ser julgado em contrapartida pelo outro grupo com outra mentalidade ou pelo particular, por exemplo como contraditório: "fulano vai pescar e solta todos os peixes, chega em casa faminto come aquela maminha caprichada, alimentando o mercado bovino grande responsável pela emissão de metano devido ao processo de ruminação, pela devastação de áreas naturais para ceder espaço à criação. Pois inclusive é fato que uma vaca produz aprox. 50 kg de esterco por dia (por animal) e um porco, de 5 a 9 kg de urina e fezes com poder de poluição 50 vezes maior que o esgoto humano no que se refere a demanda de oxigênio pra degradação. Ou seja, o dejeto desses animais lançados nos corpos d’água causa a retirada do oxigênio que seria utilizado pelos peixes. Aquele mesmo que foi poupado da morte. Ainda é salientado que para o abate desses bovinos, suínos e etc.. não existe grande preocupação em evitar a dor. Alguns usam pistola de ar comprimido com um metal que atinge o encéfalo matando rapidamente, mas muitos sangram estes animais (“a carne fica melhor”), os penduram e os abrem ainda vivos (pois tempo é dinheiro e não querem aguardar a morte por hemorragia). Fala-se também das aves. Dos caminhões que descarregam galinhas (na verdade pintos), jogando-as em sacos, após viagens estressantes em sol e chuva... Então finalizando, acredito que a realidade é muito complexa e se tem melhoras com cada um tentando fazer o que pode(=consciência); pois alguém que julga, professando certeza( não afirmando que ninguém tenha feito isso) outro de errado, por matar um peixe e levar pra casa, acaba sendo julgado também de forma incoerente.
Esse rapaz do vídeo não é pescador sub e se for, este não é o momento em que está representado a classe... mas isso é outro tipo de proza...
Obs.:foi mau pelo textão,
Boas pescarias!
HeiderR
Tainha
Tainha

Tópicos: 2
Cidade/Estado: Paulista/PE
Curtiu: 0 vez
Curtiram: 0 vez

Postagem Número:#33/37  Mensagempor Bruno Prado » 21/07/2010 - 09:57:06

Ae galera,

Li todos os tópicos e pensei em não opinar sobre esse tem tão polêmico, mais depois que vi umas questões levantadas pelo DOG e o Saulo resolvi me expressar, bom eu como Med. Veterinário e pescador concordo com o DOG em traumas e sofrimentos, mais deixo assegurado que espécies são diferentes em relação a sentimentos, hehehe, ele falou do ser humano e dos cães, ser humano é racional e traumas nem sempre são superados sem ajuda profissional, os cão desenvolvem um sentido muito mais aguçados em relações a traumas e estresses causados por violência do que os peixes, peixes não sentem dor ao serem fisgados, então o pesca e solte não causa esse tipo de trauma ( dor ), ainda não existem informações se os peixes sofrem algum outro tipo de trauma, pela minha experiência como pescador, eles não param de se alimentar, já pesquei peixe com outro anzol na boca, e ja pesquei um peixe que estava com minha isca enganchada nele, kkkk, vindo de uma briga que eu perdi naquele mesmo dia e quase o mesmo instante ele bateu novamente, então conclui que traumas não são relevantes para tal discussão, acho que no vídeo o que se mostra é a covardia de um pescador e a covardia de um caçador que unidos fizeram uma barbaridade com o Xaréu, se eu quero comer um peixe que eu pesco eu como, mais embarco-o com a dignidade de uma boa briga e respeitando o perdedor, é assim que vejo um pescador esportivo, respeito todas as opniões, se quer abater todos os seus pescados abata mais faça isso com suas mãos, propocione uma briga limpa e justa com o peixe, isso faz parte da sua consciência, mais experimento o pesque e solte e verá o prazer retornando em dobro. Sejamos pescadores esportivos e levemos conosco o espírito do esporte na nossa tralha de pesca.

Um abraço a todos
Bruno Prado
Tainha
Tainha

Cidade/Estado: Aracajú/SE

Postagem Número:#34/37  Mensagempor Rafael Monteiro » 21/07/2010 - 10:28:13

HeiderR, muito interessante sua colocação. Concordo com a maioria das suas palavras, mas pensamos como pescadores e não como comedores de carne bovina, como vc citou acima. Falo em fazr nossa parte como pescadores. O espírito e deixar o local do mesmo jeito que encontramos, isso implica em não trazer se quer uma concha para casa. Parece ser radical demais, porém hj em dia, soltar o peixe deixou de ser uma opção e virou uma necessidade.
Não sou contra uma pessoa que leva um peixe para casa, desde que esse peixe esteja no mínimo com o tamanho de captura adequado ou seja ja tenha cumprido seu ciclo de vida (Nascer, crescer e reproduzir). O peixe é um animal que nunca para de crescer e tem altos picos de desova, em maior quantidade com tamanhos mais elevados até um ponto que ele diminui essa capacidade reprodutória, logicamente, isso varia para cada tipo de espécies. Exemplo: um Xaréu (Caranx hippos), com aprox. 18 kg, tem uma maior capacidade reprodutória do que um com 10kg. Levando em consideração que essa espécie chega aos 25Kg um exemplar com esse porte, tem menor capacidade reprod. do que um de 18Kg, pois sua fisiologia ja encontra-se desgatada de vido a "economia de energia" que precisa ser feitaa com essa idade.
Resumindo... A melhor opção é sempre soltar o Peixe!
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15
Cidade/Estado: Recife/PE

Postagem Número:#35/37  Mensagempor HeiderR » 21/07/2010 - 13:35:41

Grande Rafael, concordo com suas palavras e, como acredito que pôde perceber, esse ponto de vista também faz parte do modo como penso. A afirmação de -sempre- soltar o peixe ser a melhor opção condiz com o modo como você e muitos de nós pensam e agem e isso é muito virtuoso, pois existe a consciência e sua coerência com a atitude. Alguns outros pescadores possuem a prática agregada também a uma grande consciência (tamanho, período reprodutivo, sacrificar rapidamente, dar chance ao peixe, não poluir o local de pesca, não levar a mais da conta etc... ), porém partem do pressuposto de que não deixam de fazer o seu papel ou não o fazem insuficientemente pelo fato de levar o pescado para casa. Esses pescadores a quem me refiro são aqueles que possuem o mesmo fervor e amor à pescaria como aquele que solta sempre todos os exemplares e se movem pela mesma emoção da pesca e não de matar um exemplar, mas o fazem como forma de consumir algo que habitualmente consome, mas com seu próprio esforço e de forma limpa (sem utilização de métodos inconseqüentes -redes- e que abusam o animal). Se esse pescador é ou não esportivo eu não sei e respeito a forma de definição das pessoas, grupos ou modalidades. O que quero dizer é que acredito que estes não sejam menos conscientes nem piores que aqueles (não estou dizendo que ninguém afirmou isto), nem como pessoas/cidadãos, nem como pescadores e que o que é válido é cada um, como você disse, fazer sua parte como pescador e não julgar outra pessoa ou modalidade a partir somente dos preceitos com que julga a si e a modalidade que pratica. Afinal cremos que é preciso melhorar e penso que devemos - somar –forças e procurar a melhoria “global” a partir do entendimento singular e dos grupos, conjuntos e/ou modalidades que formam esse ‘globo’.
Como já falei não acredito em verdades absolutas, o que eu disse é o que penso até momento. Apesar de novo na área, aprendi, aprendo e tenho muito a aprender com o PNE, sou de acordo com sua filosofia e fico feliz em participar e poder aprender.
Monteiro, tou treinando bastante com as artificiais, vou me aprimorar mais um pouco, encarar o medo dos tuba lá de BV e quem sabe pescar com o amigo. Acho massa suas pescarias lá!

Abrçs e boas pescarias!
:mrgreen:
HeiderR
Tainha
Tainha

Cidade/Estado: Paulista/PE

Postagem Número:#36/37  Mensagempor Rafael Monteiro » 21/07/2010 - 13:51:11

HeiderR, blz cara! Vamos sim cara marcar uma pescaria. é sempre bom pescar com pessoas com pensamentos igual ao seu.
Rafael Monteiro
Bejupirá
Bejupirá
Destaque (1)

Tópicos: 69
Imagens: 15

Postagem Número:#37/37  Mensagempor Almir » 05/08/2010 - 12:44:43

O pescador é um caçador, mas o tamanho do mal causado aos peixes depende da consciência de cada um. Pesco por esportividade, mas, neste caso, o peixe morrer arpoado ou fora d´agua sofre do mesmo jeito.
O fim não justifica o meio, eu sei, mas o peixe morre no final.
Contudo, a idéia deste site é promover o PESQUE E SOLTE, e devemos nos ater a isto e divulgar isto.
É hipocresia acreditar que um pescador, mesmo esportivo, nunca tenha levado um peixe para casa. Não sejamos tão inocentes.
Há formas e formas, seja sua consciência.
Ouve o conselho de quem muito sabe; sobretudo, porém, ouve o conselho de quem muito te estima.
Almir
Barracuda
Barracuda

Tópicos: 11

Anterior

Voltar para Bate-papo